Vamos fiscalizar 2.577 políticos em Pernambuco

A Cidadão Fiscal surgiu com o objetivo de usar a tecnologia e ciência de dados para fiscalizar todos os políticos do estado de Pernambuco.

Sabemos que esta tarefa não é nada fácil. De acordo com o TSE, são 2.577 políticos eleitos em nossas eleições gerais e municipais e a falta de transparência na gestão pública é ainda um problema no estado.

Dada a complexidade desta tarefa, a Cidadão Fiscal irá seguir um plano de expansão gradual, priorizando a fiscalização de casas legislativas e órgãos do executivo de acordo com o seu:

  • Nível de relevância para a população Pernambucana.
  • Nível de dificuldade para implementação de uma fiscalização sistêmica, através da tecnologia e ciência de dados.

Tendo em mente estes fatores, a associação terá como primeiros passos a fiscalização dos deputados estaduais da ALEPE e senadores e deputados federais que representam o estado no Congresso Nacional. Desde um ponto de vista de relevância, acreditamos que este trabalho será útil para ~ 9 milhões de Pernambucanos que são representados por estes políticos. Também avaliamos o nível de dificuldade como baixo, visto que a maior parte dos dados que necessitamos estão sob posse de apenas três instituições (ALEPE, Câmara Federal e Senado). Sabemos que estas casas não publicam todos os dados públicos como deveriam, por isto contaremos com a nossa equipe jurídica para requerimentos e ações judiciais, caso necessário.

Na medida que aumentamos a nossa base de apoiadores financeiros e voluntários, iremos expandir o escopo da Cidadão Fiscal para as demais câmaras municipais, prefeituras e órgãos do executivo estadual. Estes próximos passos já possuem um nível de complexidade muito maior e requerem um investimento considerável em infraestrutura de tecnologia da informação e ciência de dados.

Portanto, é muito importante que este projeto tenha o seu apoio.  Caso você não tenha tempo disponível, contribua sendo um apoiador financeiro através da ferramenta de crowdfunding (a partir de meados de Outubro de 2018).

Caso você tenha interesse em doar o seu próprio tempo para colaborar em uma de nossas diretorias (TI, Ciência de Dados, Jurídico e Comunicação), entre em contato conosco.

Deseja acompanhar a evolução do projeto? Siga a Cidadão Fiscal nas redes sociais e compartilhe as nossas postagens com amigos e familiares.

Facebook: www.fb.com/cidadaofiscal.org

Instagram: www.instagram.com/cidadaofiscal_org

Twitterwww.twitter.com/cidadao_fiscal

 

 

Uma resposta para “Vamos fiscalizar 2.577 políticos em Pernambuco”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *